MUITO DIFÍCIL
Ponto de Partida
Ponto de Partida da Etapa 4
Previsão Meteorológica
Ponto de Chegada
Ponto de Chegada da Etapa 4
Previsão Meteorológica
Descrição da Etapa
O itinerário continua em Ribolhos atravessando a estrada que vai para Vila Franca, descendo até à aldeia.
Rodeia a Capela à direita e desce pelo caminho que vai para o rio Paiva, atravessando por uma passarela de pedras.
O caminho continua subindo a Quinta do Vale da Cabra por um caminho de terra, e depois empedrado, até chegar a uma estrada que vira à esquerda em direção ao lugar de Pinheiro.
Continua por um caminho através do monte, até cruzar com a estrada de Vila Nova de Paiva, e passando por Farejinhas e Fareja.
Continua a ponte sobre o rio Paiva, e depois pela primeira rua à direita, subindo em direção a Baltar.
Em Baltar, o Caminho passa na frente da Capela de Santiago e sobe até chegar a um cruzamento, continuando à direita, até chegar ao local do parque e a estrada nacional de Castro Daire a Lamego.
Após passar a estrada, dirige-se a Cinfães, e após percorrer cerca de 500 metros pela estrada, ainda por um caminho à direita que leva a uma ponte de origem romana e a outra Capela dedicada a Santiago, até chegar a Moura Morta.
Passando o núcleo de Moura Morta, junto a um cruzeiro, segue o traçado por um caminho que leva a Mezio, passando por diversas passarelas de pedra que cruzam riachos, chega a um muro sinalizado com uma seta amarela indicando o caminho, rodeando o muro pela esquerda e passando por umas pedras até chegar a uns moinhos.
O traçado segue descrevendo um semicírculo que contorna a serra até ligar com um caminho que corre entre muros, e que vira novamente à esquerda para chegar a Mezio.
Passando a Igreja de Mezio, o itinerário continua em direção à estrada nacional, desviando-se, antes de chegar à mesma, por um caminho sobre uma ponte que novamente termina na estrada nacional.
Continua na margem direita da estrada em direção a Bigorne.