• ENQUADRAMENTO

    As origens da Credencial remontam à época medieval, em que os peregrinos se faziam acompanhar das cartas de apresentação e dos salvo-condutos, que lhes permitiam a passagem em certos territórios e lhes concediam alguns privilégios. Atualmente, a Credencial do Peregrino funciona como o seu “passaporte” no Caminho, que contém a informação relativa à identificação pessoal e à condição de peregrino, como o nome, a nacionalidade, o local onde começou a peregrinação, a data de início e a forma como peregrina (a pé, a cavalo ou em bicicleta).

  • UTILIZAÇÃO

    Durante o Caminho, o peregrino apresenta a sua Credencial, não só para atestar a sua condição de peregrino, mas também para ter acesso aos albergues, a locais de assistência, descontos em unidades hoteleiras e restaurantes, e outros. Nos albergues e nos locais de passagem e de visita, a credencial do peregrino vai recebendo carimbos de certificação. Chegado a Santiago de Compostela, o Peregrino dirige-se à Oficina do Peregrino e apresenta a sua Credencial devidamente carimbada, comprovando a sua passagem pelo Caminho, com dois carimbos diários obrigatórios. Aqui, recebe o último carimbo, certificando a data de chegada a Santiago de Compostela, sendo-lhe entregue a Compostela, documento que atesta a realização do Caminho, cuja única condição que se impõe para a receber é ter percorrido, no mínimo, 100kms a pé ou a cavalo ou 200kms em bicicleta.

  • FORMAS DE OBTENÇÃO

    A Credencial do Peregrino pode ser obtida através de Associações do Caminho de Santiago, em Catedrais e Igrejas, em Albergues e outras instituições ao longo do Caminho, cujo valor se situa entre 1,5€ e 2€.

  • PONTOS DE VENDA

ConcelhoLocal
ViseuLoja de Turismo - Museu Almeida Moreira - Albergue do Fontelo - Albergue do Almargem - Igreja do Carmo
Vila Pouca de AguiarIgreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar