O Caminho Português de Santiago Interior (CPSI) é uma rota de peregrinação de origem medieval que atravessa os 8 concelhos portugueses entre os quais: Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, atravessando a fronteira luso-galega por Verín e prosseguindo até Ourense e Santiago de Compostela, pela Via da Prata ou Caminho Mozárabe.

O CPIS possui uma extensão total de 387 Kms, dos quais 214 Kms decorrem em território português. O CPIS atravessa 108 paróquias e apresenta-se atualmente como um dos 5 Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago, propostos pelo Ministério da Cultura Português para adquirir o reconhecimento de património mundial pela UNESCO.

Adicionalmente, esta rota histórica de peregrinação, que tem sido recuperada e revitalizada pelos municípios locais, pois atravessa outro bem cultural patrimonial reconhecido pela UNESCO como Património Mundial na categoria de Paisagem Evolutiva Viva, o “Alto Douro Vinhateiro”.

O Caminho Português de Santiago Interior foi certificado através da Portaria n.º 457/2021, no âmbito de um trabalho integrado de reconhecimento e preservação do património cultural e natural associado ao Caminho de Santiago.


Concelhos

0

Extensão em território Português

0 kms

Extensão total até Santiago de Compostela

0 kms

  • slide
  • slide
  • slide