O Caminho Portugu√™s de Santiago Interior (CPSI) eŐĀ uma rota de peregrina√ß√£o de origem medieval que atravessa os 8 concelhos portugueses entre os quais: Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da R√©gua, Santa Marta de Penagui√£o, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, atravessando a fronteira luso-galega por VeriŐĀn e prosseguindo ateŐĀ Ourense e Santiago de Compostela, pela Via da Prata ou Caminho Moz√°rabe.

O CPIS possui uma extensão total de 387 Kms, dos quais 214 Kms decorrem em território português. O CPIS atravessa 108 paróquias e apresenta-se atualmente como um dos 5 Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago, propostos pelo Ministério da Cultura Português para adquirir o reconhecimento de património mundial pela UNESCO.

Adicionalmente, esta rota hist√≥rica de peregrina√ß√£o, que tem sido recuperada e revitalizada pelos munic√≠pios locais, pois atravessa outro bem cultural patrimonial reconhecido pela UNESCO como Patrim√≥nio Mundial na categoria de Paisagem Evolutiva Viva, o ‚ÄúAlto Douro Vinhateiro‚ÄĚ.

O Caminho Portugu√™s de Santiago Interior foi certificado atrav√©s da Portaria n.¬ļ 457/2021, no √Ęmbito de um trabalho integrado de reconhecimento e preserva√ß√£o do patrim√≥nio cultural e natural associado ao Caminho de Santiago.


Concelhos

0

Extensão em território Português

0 kms

Extensão total até Santiago de Compostela

0 kms

  • slide
  • slide
  • slide