MÉDIO
Ponto de Partida
Ponto de Partida da Etapa 2
Previsão Meteorológica
Ponto de Chegada
Ponto de Chegada da Etapa 2
Previsão Meteorológica
Descrição da Etapa
Fazendo o regresso até ao momento em que se toma a direção para o Albergue do Fontelo, o Caminho segue pela Rua do Arco, cortando à esquerda para a Rua do Arrabalde, passando pela Escola da Ribeira, atravessando o Rio Pavia, que ladeia a Casa da Ribeira (posto de informação dos Caminhos de Santiago e espaço museológico), e o Recinto da Feira de S. Mateus, onde anualmente se realiza este certame de referência nacional.
Atravessa-se na Rotunda do Coval, virando à esquerda, onde se situa a Cava de Viriato, na qual se encontra o monumento a este guerreiro, seguindo pela Estrada Velha de Abraveses, cruzando uma das circulares da cidade.
No 3º cruzamento, corta-se à direita, seguindo caminho até à Escola Preparatória, passando à porta e segue-se por um caminho de terra batida, merecendo uma breve paragem para apreciar a vista sobre a cidade.
No cruzamento, vira-se à esquerda, passando por zonas habitacionais e zona de comércio e indústria, atravessando a ponte da antiga IP5, em Moure de Madalena.
Aqui, toma-se a direita, atravessando esta pequena localidade, onde merecem destaque a Igreja de Moure de Madalena e as alminhas, seguindo-se para Bassar, passando pelo campo da bola e zonas habitacionais até chegar ao Largo da Capela.
Segue-se em direção a Campo de Madalena, atravessando a estrada do aeródromo, passando por zonas habitacionais, pela Capela e pelo parque infantil, em direção ao pinhal.
O caminho é muito tranquilo e sem dificuldade, passando por zonas de arvoredo bastante densa, ouvindo-se ao longe a circulação na EN2, até chegar à Igreja de Santo António.
Aí, segue-se à esquerda e pouco depois, corta-se novamente à direita, entrando em caminho de terra batida e pinhal, até chegar às localidades de Quintãs, Bigas, seguindo-se a indicação da Estrada Romana, entrando novamente em pinhal.
Saindo da Estrada Romana de Pousa Maria, desce-se em direção à ponte sobre o Rio Vouga, atravessando a EN2 para o lado esquerdo, contornando uma zona habitacional e agrícola, voltando a atravessar a EN2, junto ao cruzamento do Almargem.
Segue-se até ao largo, onde se encontra a Igreja Matriz e o cruzeiro, próximos do Albergue do Almargem, que se encontra do lado esquerdo.